AÇÃO HUMANITÁRIA

Médicos da FAB salvam índia em Yauaretê no Amazonas

Publicada em: 18/04/2013 16:58
Imprimir
Fonte: COMARA

Uma equipe da  Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) foi surpreendida por um pedido de socorro durante inspeção de obras em  Yauaretê, no Amazonas - uma das localidades em que a Força Aérea Brasileira realiza ampliação da pista de pouso e decolagens.

Na madrugada, uma índia da etnia Tukano entrou em trabalho de parto, que evoluiu com complicações, mesmo com o auxilio de uma parteira. A criança não resistiu e a mãe precisava urgente de atendimento especializado.  

Acionada pelo Primeiro Pelotão Especial de Fronteira do Exercito Brasileiro, a comitiva da COMARA interrompeu  o trabalho de  inspeção e realizou o transporte da doente para o Hospital de Guarnição do Exército de São Gabriel da Cachoeira, também no Amazonas.

Faziam parte da comitiva da COMARA o Tenente Médico Denys Inácio Brandão (anestesista) e a Tenente Enfermeira Sheila Lima, ambos do Hospital de Aeronáutica de Belém, que desenvolviam trabalho de medicina preventiva nos canteiros da COMARA.

Yauaretê é uma pequena vila situada na região chamada de “Cabeça do Cachorro”, no extremo oeste da Região Amazônica, distante 1800 km de Manaus, na fronteira entre o Brasil e a Colômbia, totalmente desprovida de apoio médico necessário àquela situação de emergência.